Com o tema “Ser Digital”, o CIAB FEBRABAN 2017, maior congresso de TI para o setor financeiro da América Latina, debaterá o processo de consolidação da transformação digital nos bancos brasileiros ocorrido nos últimos anos. Mais de 280 palestrantes do Brasil e do mundo participarão de 73 paínéis divididos em três temas, as chamadas “trilhas técnicas” do evento: Produtos, Transformação Digital e Experiência do Cliente.

“Nas últimas três edições do CIAB FEBRABAN, debatemos a ocorrência da transformação digital nos bancos, de forma abrangente; na edição deste ano, nosso fórum irá discutir a consolidação dessa mudança”, afirma Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.

De acordo com o executivo, o objetivo, por parte dos bancos, será mostrar o trabalho desenvolvido pelas instituições financeiras partindo do princípio de que já são digitais. O congresso terá painéis que debaterão as metodologias e tecnologias que simplificam as transações bancárias e, consequentemente, deixam serviços e soluções mais intuitivos e práticos para o consumidor.

O CIAB FEBRABAN 2017 mostrará, ainda, como funciona a cultura organizacional que permite aos funcionários lidar com os canais de atendimento e oferecer cada vez mais produtos de alto conteúdo digital para os clientes. O fórum também colocará o cliente em foco, com palestras que debaterão a experiência dos consumidores em produtos e serviços digitais desenvolvidos pelos bancos.

Fintech Day

Na 27ª edição do CIAB FEBRABAN, o debate sobre as fintechs continua e abordará o impacto destas startups no mercado financeiro. Neste ano, os organizadores selecionarão 21 startups para participar de uma competição no Lounge Fintech 2017, que no ano passado contou com nove empresas participantes.

As fintechs selecionadas apresentarão soluções para avaliação de um júri formado por especialistas de grandes bancos e empresas de tecnologias. Três vencedoras se reunirão com executivos das instituições financeiras para estudar possibilidades de negócios e parcerias. Os bancos também poderão indicar fintechs internacionais para a competição.

Neste ano, o Lounge Fintech terá área com mais de 500 metros quadrados para acomodar um número maior de expositores e mudará de localização: ficará ao lado do auditório principal do evento de TI.

1º Hackathon Ciab

Para incentivar a criação de soluções inovadoras no setor financeiro por meio do incentivo do desenvolvimento de startups, o CIAB FEBRABAN realizou nos dias 3 e 4 de junho o 1º Hackathon Ciab, uma maratona de 48 horas voltada a programadores, desenvolvedores, empreendedores e pessoas que tenham ideias de soluções disruptivas para o mercado financeiro.

As três melhores soluções desenvolvidas apresentarão seus trabalhos no Lounge Fintech e durante um painel do Ciab. Além disso, terão garantidas reuniões com líderes de bancos para a apresentação do projeto.

Confira os principais destaques do congresso de TI

Abertura

Em sua abertura, o CIAB FEBRABAN receberá Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN; Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN; João Doria, prefeito de São Paulo; Maurício Machado de Minas, presidente do Conselho do CIAB e vice-presidente do Bradesco; e Adalberto Felinto da Cruz Júnior, secretário-executivo do Banco Central do Brasil

Keynote Speakers
João Doria

Dia 06 de junho, às 10h30

O prefeito de São Paulo, João Doria, irá proferir a palestra “Cidades Inteligentes”, em que falará sobre experiências tecnológicas em várias cidades que podem oferecer modelos para o Brasil, e ainda sobre o desafio de comandar a maior cidade da América Latina.

Sérgio Rial

Dia 06 de junho, às 11h45

Sérgio Rial, presidente do Santander, irá proferir a palestra “O Mundo Pós-Digital”. Antes de chegar ao banco para o cargo de presidente executivo, exerceu cargo de liderança em diversas grandes empresas do setor financeiro e da agroindústria.

Paulo Rogério Caffarreli

Dia 07 de junho, às 10h/p>

O presidente do Banco do Brasil fará a palestra “A conveniência de ser mais que digital” e abordará o projeto de transformação digital da instituição financeira.

Oscar Salazar

Dia 07 de junho, às 17h15

Empresário, executivo e investidor em inúmeras empresas de tecnologia de sucesso, o mexicano Oscar Salazar Gaitan, um dos fundadores da Uber, será um dos grandes destaques do segundo dia do congresso.

Zach King

O youtuber norte-americano Zach King cria vídeos para prender a atenção do público e deixá-los perguntando: “Como ele fez isso?” King é o novo contador de histórias para uma nova geração digital. Através de cenários imaginativos, que, muitas vezes, usam itens e situações cotidianas, King ensina o público a usar a mídia social para contar uma história e transformar a mídia tradicional de cabeça para baixo.

Dag Detter

Dia 06 de junho, às 14h

Especialista em ativos comerciais públicos, Detter trabalha como conselheiro para investidores, governos locais e nacionais, bem como instituições financeiras internacionais. É coautor de “A Riqueza Pública das Nações”, considerado um dos mais renomados livros econômicos da atualidade.

Gil Giardelli

Dia 08 de junho, às 11h30

Possui mais de 14 anos de experiência na era digital. Web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital. É professor e autor de seis livros e conferencista em eventos e instituições renomadas.

Tiago Mattos

Dia 07 de junho, às 14h

Empreendedor, autor e professor de Futurismo do Transdisciplinary Innovation Program, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Formado pelo GSP12 da Singularity University, projeto da NASA e do Google que, ao longo de dez semanas, compartilha aprendizados sobre inteligência artificial, robótica, nanotech, biotech, engenharia espacial e impacto positivo.