Candido Bracher, recentemente nomeado presidente do banco Itaú Unibanco, é o primeiro palestrante confirmado para o 28º Ciab FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que no próximo ano será realizado de 12 a 14 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Com o tema central 'Inteligência Exponencial', palestrantes e participantes debaterão como a aceleração do desenvolvimento de tecnologias nos campos de inteligência artificial, machine learning, blockchain e internet das coisas implica em constantes alterações do comportamento social e como essas mudanças podem rapidamente criar ou destruir negócios.

Candido Bracher, presidente do banco Itaú Unibanco, é o primeiro keynote speaker confirmado para o 28º Ciab FEBRABAN

Antes de nomeado presidente do Itaú, Candido Bracher foi diretor geral da Divisão de Atacado e membro do Conselho Diretivo e Comitê de Gestão da instituição. Além disso, desde 2005, é CEO do Itaú BBA, maior unidade do Itaú Unibanco de Corporate e Investment Banking da América Latina. Bracher ainda foi um dos sócios fundadores da BBA - Creditanstalt. Por quinze anos, foi membro do conselho e diretor de Corporate Banking e TreasuryDivisions do BBA Creditanstalt, até a fusão com o banco Itaú em 2003.

Nas duas últimas edições do CIAB FEBRABAN, presidentes dos maiores bancos brasileiros foram os destaques do congresso de tecnologia - em 2017, Sérgio Rial, do Santander, e Paulo Caffarelli, do Banco do Brasil, debateram a transformação digital em suas instituições.

De acordo com os executivos, os investimentos em tecnologia e cultura digital permitem um melhor olhar e conhecimento sobre os clientes, o que facilita a personalização das soluções. Eles também destacaram que os bancos não podem deixar de levar em conta as relações humanas e preservar a interação pessoal com os clientes, mesmo quando a comunicação entre correntista e instituição financeira é remota e virtual.

Fintechs

Entre as novidades já anunciadas pela organização do evento está a participação de startups internacionais convidadas para a terceira edição do Ciab Fintech Day. Serão selecionadas 14 empresas: oito brasileiras e seis internacionais. O Lounge Fintech contará com uma área de 300 m² integrada à exposição para networking entre fintechs e executivos de bancos e instituições financeiras. Além disso, será montado dentro do lounge um ambiente para a demonstração e realização de experiências com novas tecnologias.

As fintechs selecionadas para o CIAB FEBRABAN 2018 serão avaliadas por um júri de especialistas de grandes bancos e empresas de tecnologias. As vencedoras se reunirão com executivos das instituições financeiras para estudar possibilidades de negócios e parcerias.

Também já está confirmada para 2018 a segunda edição do Hackathon Ciab, uma maratona de 48 horas voltada a programadores, desenvolvedores, empreendedores e pessoas que tenham ideias de soluções disruptivas para o mercado financeiro