Com o tema central Inteligência Exponencial, o CIAB FEBRABAN chega em 2018 à sua 28ª edição para debater com os mais renomados especialistas de TI da atualidade como inteligência artificial, machine learning, blockchain e internet das coisas têm provocado mudanças constantes no comportamento social, e como essas tecnologias poderão gerar produtos e soluções disruptivas do setor bancário para atender a um cliente cada vez mais digital.

Estamos testemunhando um progresso surpreendente em relação às tecnologias digitais, que trazem benefícios e desafios para a humanidade. O universo digital no mundo está dobrando a cada dois anos e ocupará 44 trilhões de gigabytes até 2020, de acordo com estatísticas divulgadas pela multinacional EMC, com pesquisa e análise da consultoria IDC. O número de dispositivos ou objetos de uso comum que poderão ser conectados à internet chegará a 32 bilhões até 2020, respondendo por 10% dos dados mundiais.

O volume de dados que a humanidade produzirá e o poder computacional e de inteligência cognitiva necessário nesta revolução digital tornam o desafio exponencial. O fenômeno irá impactar o mundo de negócios e mudará a forma pela qual as empresas, incluindo o setor bancário, relacionam-se com seus consumidores/clientes.

Com este tema sob os holofotes, o CIAB FEBRABAN, neste ano, está ainda maior, e ocupa sete salões do Transamerica Expo Center, um a mais do que as edições anteriores, em um total de 36 mil m2. O congresso reunirá mais de 150 expositores, 47 patrocinadores e mais de 350 palestrantes, que apresentarão as tecnologias mais relevantes e inovações do setor para um público estimado de mais de 20 mil visitantes.

O maior congresso de TI do setor financeiro da América Latina também promove o já tradicional CIAB Fintech Day, um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil. Neste ano, o campeonato envolve fintechs e insurtechs, e, pela primeira vez, tem a participação de startups latino-americanas. O objetivo da competição é identificar startups que tenham sinergia e potencial para colaborar com bancos, seguradoras e instituições financeiras.

Outro destaque é a 2ª edição do Hackathon CIAB FEBRABAN, maratona de programação que tem como objetivo incentivar empreendedores a desenvolverem novas soluções para superar os desafios do mercado bancário brasileiro. Neste ano, o tema principal do Hackathon será a “Inclusão Financeira dos Pequenos Negócios” e reflete o interesse dos bancos em desenvolver soluções de alta tecnologia para um país com um número cada vez maior de pequenos e médios empreendedores.

Durante os três dias de evento, o público participante pode, ainda, acompanhar as discussões lideradas por renomados keynote speakers, entre eles Candido Bracher, presidente do Itaú Unibanco; e especialistas internacionais, como a engenheira, empreendedora e filósofa futurista Nell Watson e o futurista e humanista, CEO da Agência do Futuro, Gerd Leonhard.

A 75ª edição da revista CIAB FEBRABAN traz como destaques os principais assuntos que estarão no fórum de tecnologia. Nossa capa aborda os investimentos dos bancos em novas tecnologias como inteligência artificial e computação cognitiva, para personalizar ofertas aos clientes e reforçar sistemas de segurança.

Outra reportagem traz detalhes do protótipo do grupo Blockchain FEBRABAN, divulgado pela primeira vez em nosso congresso de TI. Também traz matérias sobre o sistema de pagamento P2P e sobre como a robótica e a automação cognitiva estão revolucionando o segmento de seguros.

Desejo a todos uma excelente leitura e que aproveitam ao máximo os três dias de nosso congresso de tecnologia.